Total de visualizações de página

sábado, 24 de março de 2012

A MULHER CIGANA - GUARDIÃ DA MAGIA E TRADIÇÕES DO SEU POVO


 "Peno baji sos pesquibé a bom e chaneleri yequi dubela e sila cibayi. = Eu leio a sua sina, porque bebi a ciência por uma taça de loucos." 



Dentro da cultura cigana cabe a mulher um papel de enorme destaque, que nós não-ciganos(gadjós) temos muita dificuldade em assimilar. Vindos de uma tradição antiga e que até hoje mantem suas tradições, cabe a mulher guardar e transmitir toda a magia e mistérios que cercam este povo.





 Casa-se muito jovem, através de um acerto feito entre seus pais e o do noivo.

A virgindidade é condição indispensável para a noiva, sendo avaliada pelas mulheres  mais velhas, a mãe do noivo e pela matriarca do clã,sendosua mãe muito festejada e cumprimentada caso se confirme.Mas em caso contrário o casamento é desfeito, a jovem castigada e sua familia deverá reparar os pais do noivo. 

Por este motivo as jovens ciganas costumam evitar qualquer contato físico com qualquer homem antes do casamento. 











Como esposa levara uma vida recatada,cuidando do lar e dos filhos,será sempre muito reservada não dando qualquer tipo de liberdade a nenhum homem,mesmo com seu marido em público, pois os ciganos evitam os falatórios e as má linguas.  
 
É nas festas que toda  sensualidade e beleza virão a tona.Os ciganos são conhecidos por serem um povo alegre e festeiro.Em suas comemorações tocam seus violões, acordeons e violinos.A mulher cigana nestes momentos usa a dança como instrumento pra exprimir todo seu poder de sedução.












Mas o principal papel reservado a ela será sem dúvida o de senhora da magia e mistérios de seu povo. Será a responsável por conduzir os rituais, as cerimônias.Cabe a ela servir de ponte entre este mundo e o espiritual, tendo o dom de ler nas mãos ou nas cartas o que nos reserrva o destino .Representando o elemento feminino em toda sua sensibilidade e beleza, irá cumprir seu papel de transmitir as tradições para as gerações futuras toda a força, sabedoria e espiritualidade deste povo.









No universo de cartas que compõem o baralho cigano há uma em especial,a de número 29, A CIGANA, representando a figura da mulher, quando aparece em qualquer abertura irá simbolizar a presença feminina em nossas vidas,a mãe, a esposa, a companheira.
Nos lembra a importância deta energia feminina em nossas vidas e da importância de sabermos lidar com ela, simbolizado na figura da mulher cigana,guardiã do mistérios
mais sagrados de seu povo e do universo.









 

quarta-feira, 7 de março de 2012

DESCOBRINDO O BARALHO CIGANO

                                      Devlessa Araklam Tume ! - ( É com Deus que te encontro! )





Alegres, festivos e  que amam  a natureza e a liberdade,assim podemos definir os ciganos, povo que escolheu o mundo como sua pátria, abolindo as fronteiras.Muito religiosos, tem em Santa Sarah sua protetora a quem rezam nos momentos de aflição e agradecem as horas de alegria.

Incompreendidos, perseguidos e muitas vezes massacrados, viram o passar dos séculos fortalecer sua cultura e sabedoria, chegando ao século 21 com uma mensagem muita forte para todos nós Gadjós(não-ciganos), mostrando que podemos ser livres, felizes e viver em harmonia com tudo que nos cerca.

Sua origem remonta há mais de 5000 anos, embora muitos afirmam que vieram da India, mas há uma forte corrente que acredita terem eles surgidos do Egito.
O que podemos afirmar com certeza que em sua passagem pelo Egito os ciganos tiveram contato com o  Tarô e suas 78 cartas,dividas em 22 com figuras coloridas chamadas Arcanos Maiores e 56 que conhecemos como o baralho comum chamadas de Arcanos Menores.Este conjunto nos revela os mistérios e conhecimentos sobre Deus, o Universo e o Homem.

As ciganas adotaram seu uso junto com outras práticas como por exemplo a leitura de mãos.Vale ressaltar que liam o Tarô apenas usando os Arcanos Menores descartando os Maiores.



 




 Propagando o uso das cartas por onde passavam os ciganos chegaram  a Europa, levando seu estilo de vida nomâde e ligado a natureza por todo o continente.

No século 19 em Paris o destino os colocou em contato com Mademoiselle Lenomard, famosa vidente que se aproxima dos ciganos através das feiras e aprende com eles a artes de ler as cartas.

Ela une o conhecimento das cartas do Tarô com figuras do cotidiano, criando um baralho com 36 cartas e começa a usa-las em suas consultas.Faz muito sucesso se popularizando e sendo adotado também pelas ciganas.

Surge então o que hoje conhecemos como Baralho Cigano.




Neste universo de 36 cartas vamos encontrar imortalizados toda a magia, os costumes, a sabedoria, o respeito pela natureza deste maravilhoso povo cigano.Um legado para todos nós que procuramos hoje  o verdadeiro significado da vida e que nos sentimos presos por correntes invisiveis que impedem nosso crescimento e nosso despertar.

Este povo que no decorrer da história foi tão massacrado e humilhado não se curvou, muito pelo contrário, dançou, cantou e ensinou a humanidade como ser feliz é muito mais fácil que imaginamos.

Cada vez que abrimos o Baralho Cigano e pedimos sua orientação, vamos na verdade pedir ao Astral Superior que nos oriente a encontrar dentro de nós está energia de alegria, felicidade, liberdade, e profunda integração com a natureza e o universo que nos cerca.

Algo que os ciganos descobriram há muito tempo.

Enquanto oráculos o Tarô e o Baralho Cigano abrem janelas que nos permitem muito mais que termos nossas perguntas respondidas, são canais usadas pela Espiritualidade Superior para se comunicar conosco.

O Tarô trabalha em nós o autoconhecimento, procurando mostrar que todas as respostas que procuramos está dentro de nós.Suas figuras com ilustrações muitas vezes estranhas são códigos eternos e sagrados que despertados no momento da leitura nos fara sair do lugar comum e buscar nosso "eu superior".

O Baralho Cigano tem por caracteristica ser muito direto e objetivo.Embora suas figuras tenham sido criadas levando em conta a realidade de sua época, ainda são muito presentes em nós, tornando seu conteúdo rico de siginificados, sendo um valioso conselheiro.

Para exemplificar vamos falar a respeito da carta 6 de Ouros que no Baralho Cigano é conhecida como O Trevo. 

 
No Tarô a carta 6 de Ouros está ligado ao sucesso nas  questões materias, mas fala também da necessidade de sabermos fazer nossas escolhas,levando em conta o ser espiritual que somos, despertando para a necessidade de caminharmos cada vez mais ao encontro da luz que existe dentro de cada um,trabalhando para que matéria e espirito vivam em harmonia.
 
No Baralho cigano corresponde a carta 2 conhecida por O Trevo, simboliza a força da vida atuando em nós, sorte, esperança otimismo e sucesso.A carta alerta para a necessidade de buscarmos nos conscientizar  de nossa capacidade de termos êxito em todas as atividades, buscando despertar a sabedoria que existe dentro de cada um.
 
Como podemos observar a mensagem chega indepedentende do interlocutor, precisamos estar abertos para ouvir com sabedoria, algo que nossos amigos ciganos tão bem souberam desenvolver no decorrer destes séculos.