Total de visualizações de página

domingo, 20 de maio de 2012

O CIGANO



"Tribul o manush thie aveles vaz zuralô, thiená paguem thie vaz taí thie naiá = Para que não se quebre o elo de união entre nosso povo, é primordial que se mantenha o pulso forte, pois senão lhe torcem as mãos e lhe quebram os dedos."




O homem cigano, elo forte de sua cultura e de seu povo, desempenha um papel fundamental e de extrema importância. A ele esta reservado a função de liderar sua fámilia, acampamento e tribo.Cabe ao homem manter contato com o mundo exterior e garantir a sobrevivência de todos  que estão sob sua responsabilidade, cuidando que não falte o alimento  na mesa de sua casa, servir de exemplo para seus filhos, que verão nele uma reserva de força moral.Na cultura cigana ira se expressar através da musica e da dança.



  O estilo de vida nômade adotado pelos ciganos fez necessário ao homem adotar um papel de protetor e lider de sua comunidade.


Cabe a ele garantir a segurança e o conforto de sua esposa e filhos, mantendo contato com os gadjôs (não ciganos) principalmente através do  comércio, onde se tornaram mestres.Há inúmeras histórias relacionadas  a sua habilidade de negociar e fechar ótimos negócios.


Dentro do acampamento sua autoridade é total, é preparado para casar desde jovem e sabe que futuramente junto com os outros homens ira ser responsável por comandar o destino de todos, resolvendo todas as questões e pendências, fazendo parte dos conselhos. 


















É nas festas que vamos ver fluir seu lado sensível e poético, tocando instrumentos, cantando e dançando. É lendário a fama dos ciganos como músicos e instrumentistas.

Sua contribuição para as artes e música vão muito além do universo cigano, alcançando todos os recantos do mundo.Os ritmos, instrumentos utilizados, fizeram  deles artistas famosos e disputados.


Sua sensibilidade pode ser percebida também pelo domínio que tem das artes divinatórias.Sabe ler a mão ou ver as cartas como a mulher cigana, mas deixa para ela este papel. 














Assumindo o papel de guardião e protetor de seu povo, o homem cigano se preocupou sempre em garantir a sobrevivência de todos sob sua responsabilidade. Se hoje a cutura e magia cigana existem deve-se a persistência  e força destes que pagaram muitas vezes com suas vidas para manterem vivos aqueles a quem amavam.

Dentro do baralho cigano existe uma carta que faz uma justa homenagem, a de número 28 , O CIGANO.




Representa o aspecto da força masculina em nossas vidas. A capacidade que devemos ter  de passar pelas dificuldades, saber usar nossos talentos para garantir nossa sobrevivência diante dos desafios da vida. Afinal, para podermos nos entregar a nossa caminhada espiritual, precisamos ter o lado material bem encaminhado, pois só assim teremos tranquilidade e nos sentiremos seguros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário